Trabalho em casa

O “trabalho em casa”, ou home office, parece ser uma tendência irreversível para as empresas do setor de tecnologia. Isso é fácil de explicar tendo em vista os baixos custos de conectividade à Internet via banda-larga e a disponibilidade de ferramentas de colaboração remota eficientes como VoIP, mensagens instantâneas, correio-eletrônico, além do acesso direto e seguro via VPN a todas as ferramentas de suporte ao desenvolvimento.

Sun, IBM, HP, Cisco e Accenture são algumas das empresas de tecnologia que têm oferecido aos seus empregados a possibilidade de adotarem um horário mais flexível de trabalho, permitindo que eles trabalhem parte do tempo em casa. Algumas delas vão mais longe e arcam com os custos de conexão à Internet e com o computador que o empregado utiliza em casa. Mas não são apenas as empresas de tecnologia que estão experimentando esta novidade. BMW, Shell, Royal Bank of Scotland, Nationwide Building Society e Marks & Spencer também têm programas semelhantes.

O gerente da IBM na Índia explica desta maneira as vantagens deste modelo:

“Acreditamos que um ambiente de trabalho flexível dá aos empregados mais flexibilidade e controle sobre seu trabalho, tornando-se um meio importante para conquistar um maior equilíbrio entre suas vidas e seu trabalho, além de aumentar sua produtividade. Nós (na IBM) somos flexíveis sobre como e em que local o trabalho é realizado e somos focados nos resultados do negócio e não no “tempo de cadeira”. Flexibilidade, no ambiente de trabalho da IBM, é um grande fator de atração para novos talentos, aumentando a efetividade, o foco e a produtividade.”

Há economias óbvias que esta abordagem traz às empresas, como a redução no custo de infra-estrutura de suporte aos empregados, particularmente em espaço físico, mobiliário, equipamentos, linhas telefônicas, transporte e serviços em geral.

Outra vantagem menos óbvia desta flexibilização é libertar a empresa das restrições geográficas para contratar seu pessoal. Com uma boa infra-estrutura de suporte, uma empresa pode contratar os melhores candidatos de qualquer parte do Brasil e do mundo para constituir sua força de trabalho. Para uma empresa com clientes internacionais, a possibilidade de contar com empregados trabalhando em fuso horários diferentes pode ser fonte de economia para atividades de atendimento ao cliente, por exemplo.

O empregado ganha com a redução no tempo e nos custos de transporte e com a possibilidade de trabalhar perto da família. Além disso, muitos teriam a chance de trabalhar num ambiente mais confortável, mais amplo e menos susceptível a interrupções, o que pode proporcionar ganhos de produtividade significativos.

Obviamente, nem todos os empregados preferem trabalhar em casa, seja por não possuírem um ambiente adequado, seja por não conseguirem separar suas atividades domésticas das atividades de trabalho. Alguns sentem-se isolados, apesar do acesso fácil aos seus colegas através de ferramentas de comunicação eletrônicas. Outros perdem contato com a cultura da empresa. É preciso encontrar o equilíbrio ideal entre a quantidade de horas trabalhadas na empresa e a quantidade de horas trabalhadas em casa, para cada empregado.

Há dificuldades para a empresa também. Os gerentes precisam se acostumar a gerenciar seus subordinados remotamente. A avaliação de desempenho e a manutenção da capacitação dos empregados também podem ser mais difíceis. Sem mencionar os riscos de segurança envolvidos no acesso remoto aos sistemas da empresa por um grande número de funcionários.

De qualquer modo, isso me parece uma tendência inevitável. E eu sei que eu preferiria trabalhar onde estou agora.🙂

Uma resposta para Trabalho em casa

  1. gostaria de saber mais informaçoes, obrigadomeu e-mail é: alvpvf@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: