Podcasts que irritam

Só há uma coisa mais irritante do que uma coisa extremamente irritante: uma coisinha um pouco irritante que a gente tem que enfrentar um monte de vezes. Das coisinhas que me irritam, a mais chata são os podcasts que não identificam adequadamente seus arquivos mp3 com tags id3.

Dois podcasts me irritam: os da CBN e o do Diogo Mainardi, na Veja. O problema dos podcasts da CBN é que vêm todos com um título (Rádio CBN) e um álbum padrão (CBN – A rádio que toca notícia). Isso é quase que completamente inútil. Costumo carregar meu ipod uma vez por semana e geralmente tenho uns 20 comentários da CBN pra ouvir. Como eles têm todos a mesma informação, não dá pra saber nem a data e nem de que comentarista é cada podcast. O problema do podcast do Mainardi é mais simples: o pessoal da Veja simplesmente não põe informação alguma nos mp3.

Cansado de ter que classificá-los manualmente pela interface do gtkpod, procurei por alguma ferramenta de linha de comando que pudesse me ajudar. O mp3info, que vem no pacote de mesmo nome no meu Ubuntu Linux, parece perfeito. Escrevi um pequeno script Perl (podcast-fix) pra automatizar o processo. O script recebe uma lista de arquivos mp3 como argumentos. Ele procura identificar dentre eles os podcasts da CBN e do Mainardi e invoca o mp3info para inserir as tags id3 que eu quero. Como eu baixo meus podcasts todos num único diretório, pra corrigir as tags dos arquivos problemáticos basta eu chamar o script assim:

podcast-fix ~/casts/*

Pronto. Uma irritação a menos na minha vida.🙂

Deixe uma resposta

