/net/bin SNAFU

Pois é… ontem eu falei do lado bom de ser administrador de sistemas. Hoje eu preciso falar do lado ruim. Uma das piores coisas para um administrador é descobrir que fez uma besteira que afetou um monte de gente e ele não percebeu.

Enquanto eu investigava o problema de ontem eu acabei criando um script /net/bin/gawk pra tentar capturar as tentativas de usá-lo, o que acabou não sendo efetivo. Só que eu me esqueci de remover o script depois. Fiquei sabendo que vários usuários ligaram para o plantão falando que não estavam conseguindo usar o /net/gnu/bin/gawk no servidor, o que deu um bom trabalho para o pessoal que não estava sabendo do que eu estava fazendo.

Desculpe, gente!😦

Duas lições pra qualquer administrador:

  • Sempre restaure o sistema à situação original depois de modificá-lo para fazer qualquer teste.
  • Nunca mexa num sistema de produção sem avisar seus colegas administradores antes.

Um dia eu aprendo.

Deixe uma resposta

